Nogueira uma cultura

tree-nut-967128_1920

Nogueira uma cultura

 

Hoje focamos-nos numa árvore diferente, mas que é comum nas nossas plantações. Esta espécie arbórea, muito presente na Europa e que produz um dos frutos mais populares a noz. Como todas as outras culturas esta árvore não é excepção e tem também características e condições de cultivo importantes.
A nogueira é uma espécie que se encontra pelo território europeu e pelo centro sudoeste asiático. O nome da nogueira é Juglans Regia, cultiva-se maioritariamente pelo fruto que produz (noz) e pela sua madeira (grande qualidade). A nogueira é uma árvore de folhagem caducifólia, que chega alcançar 30 metros de altura e 2/3 metros de diâmetro. É uma espécie bastante ramificada, o seu tronco é robusto e de tonalidade esbranquiçada. As folhas desta árvore aparecem na Primavera junto com as flores. Falando em floração a nogueira tem floração feminina e masculina. As masculinas desenvolvem-se primeiro em amentilhos de cor amarelo-esverdeado, cilíndricos e distribuídos nos terminais dos rebentos do ano anterior. As femininas crescem individualmente ou em grupos de cinco, destas flores femininas é que nascem os frutos da nogueira, estes amadurecem entre Agosto e Outubro. Esta espécie curiosamente começa a desenvolver quando já tem uns anos de vida (por volta de 10anos).
Cuidados básicos da nogueira, para uma boa produção:

  • Temperatura (bastante sensível às geadas tardias e não tolera também uma seca excessiva);
  • Solo (adapta-se a qualquer solo desde que tenha uma boa drenagem e um Ph neutro);
  • Regas (deve encontrar-se a terra sempre húmida, nunca encharcada o que é aconselhável é a rega gota a gota);
  • Adubo (deve-se fornecer adubo orgânico de forma a regular, para que assim seja permitido estimular o crescimento da árvore);
  • Poda (como em todas as árvores deve-se realizar uma poda de formação e ir eliminando ramos velhos/mau estado).

Depois deste pequeno artigo, podemos dizer que a nogueira é muito simples, mas como qualquer outra árvore para estar sã e crescer saudável devemos ter em conta os aspectos mencionados.